Saúde Escolar
Saúde Escolar

Saúde Oral

No Agrupamento de Escolas do Crato, nomeadamente junto dos alunos do pré-escolar e 1ºciclo do Ensino Básico,  é desenvolvida diariamente a prática de escovagem dos dentes após o almoço.

Esta atividade é dinamizada pelas equipas E-du.Crato (no caso do 1º ciclo) e pela equipa AAAF (Atividades de Animação e Apoio à Família) no ensino pré-escolar, em parceria com o projeto  SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares). São disponibilizados kits de escovagem anualmente para cada aluno que se inscreva no pré-escolar e para as turmas que ingressam o 1º ano do ensino básico.  Esta é uma das ações incluídas no Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento (PES).

 

Duas vezes por mês os alunos do 1º ciclo do Agrupamento realizam o bochecho de fluor a 0,2% (NaF), definido como fundamental para prevenção de doenças orais, como a cárie dentária e as doenças periodontais, segundo o Plano Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) do Ministério da Saúde.

 

No presente ano letivo (2020/2021) estas atividades ficaram suspensas devido ao risco de contaminação por SARS-CoV-2. Assim que seja seguro, os alunos voltarão a realizar estas ações.

 

Links úteis sobre a saúde oral:

http://www.sobe.pt/

https://www.sns.gov.pt/cidadao/saude-oral/


Estado Nutricional dos Alunos

Uma vez por ano letivo, os alunos do Agrupamento de Escolas do Crato, fazem um rastreio de avaliação do estado nutricional.  Esta atividade tem como objetivo o diagnóstico do estado nutricional individual e coletivo dos alunos e o acompanhamento das alterações no complexo processo do crescimento corporal ao longo do tempo.

São realizadas medições antropométricas aos alunos, nomeadamente, a estatura (altura), o peso corporal, a percentagem de gordura corporal e a circunferência da cintura. Os dados recolhidos são individualmente trabalhados através das curvas de crescimento da Organização Mundial de Saúde e do Guia de Avaliação do Estado Nutricional Infantil e Juvenil criado pela Direção Geral de Saúde e pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.  Posteriormente toda a informação é entregue aos encarregados de educação.

Através desta avaliação corporal sinalizam-se as crianças que necessitam de acompanhamento nutricional, como forma de ajustar o peso dos mesmos para o ideal consoante a idade, género e altura. Este acompanhamento é realizado através de consultas com o aluno e o encarregado de educação, onde se procede ao preenchimento de um questionário de hábitos e preferências alimentares, para posteriormente ser elaborado um plano alimentar.

Também é realizado um rastreio aos docentes e não docentes que se mostram interessados.