Ementas
Ementas

No refeitório escolar do Agrupamento de Escolas do Crato estão disponíveis diariamente as ementas regular, vegetariana (conforme previsto na Lei Nº11/2017 de 17 de abril) e dietas personalizadas para alunos com necessidades de cuidados especiais na sua alimentação (alergia, intolerância alimentar ou outros).

As ementas semanais regular e vegetariana são publicadas na plataforma GIAE (GIAE ONLINE) e afixadas na escola em local visível, com antecedência mínima de dois dias úteis relativamente ao dia em que serão servidas refeições escolares.

As ementas semanais são elaboradas, atendendo às Orientações da Direção-Geral de Saúde sobre as Ementas e Refeições Escolares.

As refeições respeitam as regras de uma alimentação saudável, ou seja, contribuem para uma refeição equilibrada, completa e variada. As refeições têm uma quantidade equilibrada de alimentos, tendo em conta a idade e as necessidades energéticas de cada criança, de acordo com as capitações estipuladas para cada ciclo de ensino.

As refeições são completas e variadas, ou seja, fornecem todos os nutrientes através da utilização dos diversos alimentos presentes na Roda dos Alimentos, alternando sempre as principais fontes proteicas e de hidratos de carbono.

A refeição é composta por uma sopa, um prato de carne ou de peixe, salada fria ou legumes cozinhados, uma unidade de pão semi-integral embalado, uma peça de fruta fresca ou uma sobremesa doce/iogurte (uma vez por semana) e água. O fornecimento do prato de peixe ou carne não é de considerar como alternativa na mesma ementa, mas sim em dias diferentes.

É dado o privilégio aos alunos, pessoal docente e não docente e encarregados de educação de colocarem sugestões para a melhoria do serviço do refeitório escolar, através de 'Caixas de Sugestões' espalhadas pela escola.  

 

Ementa Dia Mundial da Criança
Ementa elaborada pelo aluno Hugo do 1º ano
Ementa elaborada pela aluna Madalena Abreu do 1ºA
Ementa elaborada pela aluna Carlota do 4ºA
Ementa elaborada pela aluna Joana do 1ºA