
O refeitório e o bufete escolar têm implementado um sistema de Segurança Alimentar baseado na metodologia HACCP, que visa a análise dos riscos e controlo dos pontos críticos, no que respeita à segurança alimentar.
De acordo com a legislação aplicada para o sector (Regulamento (CE) n.º 852/2004 de 29 de abril e Regulamento (CE) n.º 178/2002 de 28 de janeiro), existe um Manual de HACCP.
O Registo Diário do plano HACCP é realizado através da monitorização dos procedimentos de receção, temperaturas dos equipamentos de frio (refrigeração e congelação), desinfeção de saladas e fruta, controlo de óleos alimentares, temperatura de confeção, temperatura durante a distribuição, recolha de amostras testemunho e registo de verificação de limpeza.
A cada interrupção letiva são realizadas campanhas de desinfeção de forma a controlar pragas.
Substâncias ou produtos que provocam alergias ou intolerâncias
As substâncias e produtos que provocam alergias ou intolerâncias alimentares estão indicados nas ementas semanais.
Os Encarregados de Educação informam o Setor de Educação e/ou o Diretor do Agrupamento, por escrito, sobre as alergias e/ou intolerâncias alimentares dos seus educandos com o intuito de serem confecionadas refeições adaptadas ao regime alimentar do mesmo.
Higienização de mãos
Antes de se dirigirem para o refeitório escolar, os utentes lavam as mãos nos lavatórios existentes junto à entrada para o mesmo. Estes lavatórios estão apetrechados com doseadores de sabão líquido desinfetante, toalhetes e secador de mãos.