Educação alimentar
Educação alimentar

Junto dos alunos são desenvolvidas sessões de sensibilização e atividades com o intuito de promover a prática de hábitos alimentares saudáveis.

Os colaboradores presentes no refeitório durante as refeições, contribuem para a melhoria da educação alimentar dos alunos, recorrendo a estratégias de reforço positivo definidas, para que tenham perceção das vantagens de uma alimentação saudável.

Existe, também, uma constante sensibilização perante os alunos para uma educação de sustentabilidade e combate ao desperdício alimentar.

Seguem algumas das ações desenvolvidas na área da alimentação, junto dos alunos do Agrupamento.

Sessões de Educação para  Saúde – Durante o ano letivo são dinamizadas, junto de algumas turmas dos 2º e 3ºciclos, Sessões de Educação para a Saúde sobre a 'Dieta Mediterrânica', os 'Distúrbios alimentares: anorexia, bulimia nervosa e compulsão Alimentar' e 'A Importância do pequeno-almoço'. 

Comemoração do Dia Mundial da Alimentação – Com o intuito de assinalar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), são dinamizadas diversas atividades com os alunos. São exemplo, a elaboração de ementas semanais pelos alunos, a concretização dos jogos 'Quantos-Queres?' sobre a alimentação e o 'Jogo dos 5 Sentidos da Alimentação', a projeção na sala de convívio de vídeos sobre os temas como a Dieta Mediterrânica, a obesidade e desperdícios alimentares.

Existem outras atividades, desenvolvidas ao longo do ano letivo, que estimulam a sensibilização para a prática de hábitos saudáveis e que têm obtido bons resultados junto dos alunos. Um bom exemplo é o jogo 'Os Super Saudáveis', um projeto da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que consiste em cada criança descobriu os 'super-poderes' de vários alimentos dos grupos da Roda dos Alimentos e ser premiada sempre que consome os alimentos escolhidos para os lanches e almoços.


Páginas de interesse na área da alimentação:

 

https://www.ordemdosnutricionistas.pt/index.php

https://www.alimentacaosaudavel.dgs.pt/

http://www.spcna.pt/?imc=17n

http://www2.insa.pt/SITES/INSA/PORTUGUES/AREASCIENTIFICAS/ALIMENTNUTRICAO/Paginas/inicio.aspx